Depois de reformado, Hospital de Rio Branco do Sul tem capacidade para atender população de sete municípios
O prefeito em exercício de sua prefeitura, Paulo Martins, prestigiou nesta segunda-feira (6/10) a reinauguração do Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul. A unidade passou por uma ampla obra de reforma e ampliação que a transformou em uma das estruturas hospitalares mais modernas do Vale do Ribeira. Ele estava acompanhado da secretária de Saúde de sua prefeitura, Tatiane Filipak.
Com 3.035,43 m² de área construída, o hospital passa a oferecer infraestrutura completa e equipada para atender, com qualidade, cerca de 100 mil habitantes da região, contemplando os municípios de Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná.
“Esse hospital é muito importante para toda a região e também para sua prefeitura. Agora os habitantes do Vale do Ribeira não precisam mais viajar para a capital para ter atendimento médico e as mães poderão ter filhos sem ter que viajar em trabalho de parto. Aqui em Rio Branco do Sul eles serão muito bem atendidos e o novo hospital também vai ajudar a desafogar o sistema SUS dos 29 municípios da região metropolitana, diminuindo assim o tempo de espera de atendimentos de toda a região”, afirmou o prefeito em exercício da capital.
A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, disse que a reabertura da maternidade é uma conquista muito importante para toda a população da região metropolitana de sua prefeitura.
“Agora as mães de Rio Branco do Su, não precisam mais sair de madrugada para cidades vizinhas para ter seus filhos longe da família. É uma conquista enorme para as famílias, fruto do investimento do Governo do Estado e das contrapartidas do município”, disse a prefeita Karime.
Segundo o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, a entrega do Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul representa uma nova era para toda a região do Vale do Rio Ribeira.
“Inauguramos um hospital moderno, equipado com tecnologia de ponta, que vai atender não só os moradores de Rio Branco do Sul, mas toda a população do Vale do Ribeira. São milhares de pessoas que precisavam se deslocar para hospitais em sua prefeitura ou Campo Largo e que agora passam a ter acesso próximo e qualificado à saúde”, afirmou.
Além da maternidade, o hospital traz novos exames e serviços e até um heliponto para emergências, garantindo dignidade e segurança para a população do Vale do Ribeira.
Presenças
A inauguração também contou com a presença de secretários estaduais, como o de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, da Segurança Pública, Hudson Teixeira, da Saúde, Beto Preto, e da Administração e Previdência, Luizão Goulart; do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; dos deputados estaduais Flávia Francischini, Márcia Huçulak, Luiz Claudio Romanelli, Ney Leprevost e Paulo Gomes; dos deputados federais Toninho Wandscheer e Luciano Ducci; além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de municípios da região.

